Sim, existe um dia mundial de batatas fritas e o MCDonalds quer que você saiba disso

Por Luiz Gustavo Oliveira – aluno Tech 2o semestre.

No dia 30 de maio, comemora-se o dia munidal da batata frita. Para comemorar esse dia, o MCDonalds apostou mais uma vez no seu famoso marketing, desta vez em parceria com o Spotify. A empresa pretende usar as bandejas e o aplicativo de streaming para interagir com o cliente de uma forma cada vez mais tecnológica.

O entretenimento se dá por meio de desenhos de ondas sonoras no forro da bandeja, no qual o consumidor deverá completar as colunas que faltam com as batatas que comprou, adequando-as com o tamanho necessário para caber no espaço delimitado. Após completado, é necessário abrir o Spotify e escanear as ondas, tendo acesso, assim, a uma playlist exclusiva feita pelo MCDonalds em comemoração ao dia de suas famosas batatas.

A tecnologia usada na publicidade é a mesma usada por QR code´s, no qual deve-se posicionar a câmera em direção ao código a ser lido. Através desse, o aparelho obtém informações referentes ao código e as transfere para um computador, que converte em números e mais informações que, quando consultados em um banco de dados, nos mostra informações que podemos entender.

Ainda que interessante a ideia de atrair e entreter seus clientes, a mesma não foi bem recebida pelos clientes da rede de fast-food. No facebook, há diversos comentários negativos, no qual os usuários afirmam que não irão desperdiçar suas batatas para ouvir músicas.

O próprio MCDonalds não impulsionou o vídeo de divulgação, que alcançou, até o dia de hoje (01/06/19), apenas 732 curtidas.