Novo robô assistente de compras com integração Alexa

Por Vinícius Junqueira – aluno Tech 2o semestre.

“Temi” é um robô pessoal desenvolvido pela empresa Robotemi, capaz de explorar autonomamente o ambiente ao seu redor, gerando um mapa em 3D, que pode ser usado para se orientar dentro destes espaços e eventualmente, se “lembrar” de localizações específicas, além de realizar diversas atividades, como exibir músicas e vídeos, fornecer controle para aplicações em smart homes, e outras atividades comuns a assistentes sociais (previsão do tempo, executar chamadas de áudio e vídeo, lembretes…). Essencialmente se tornando uma manifestação física mais amigável para a atual trend de robôs para o lar.

Em sua estréia ao publico durante a IFA 2018 em Berlim, temi contava com um assistente de voz próprio, com suporte para chinês e inglês, e estava restrita a executar tarefas mais simples. Entretanto a startup anunciou durante a CES em Janeiro deste ano sua nova parceira com a Amazon, integrando o sistema Alexa ao produto, expandindo ainda mais os horizontes do pequeno robô. temi não é a primeira robô a ser integrado com o sistema da Amazon, mas é entretanto pioneira em integrar o sistema com suas capacidades de navegação espacial.

Tudo isso leva à culminação do mais novo projeto da Robotemi, temi in Retail. Como mostrado no vídeo postado no canal do Youtube da empresa nesta quarta-feira (05/06), a empresa planeja integrar as funcionalidades do robô com ambientes de varejo, facilitando a experiência de compra dos usuários. Usando seu sistema de navegação, temi pode ser ensinada a identificar e navegar setores das lojas, assim como guiar os clientes até o local de itens específicos. Além disso também pode checar e exibir informações, promoções e alternativas sobre os produtos, verificar estoques, e até mesmo realizar recomendações, pondo o cliente em contato com consultantes de compras.

Caso tenha sucesso, este tipo de sistema reduziria a necessidade de assistentes “on location”, que representam grande parte da mão-de-obra destes estabelecimentos, assim como podendo agilizar e simplificar a experiência de compra para os clientes.

O robô já está a venda com um preço de $1,999, e seu segundo lote tem previsão de entrega para Agosto deste ano.

Fontes:

https://www.engadget.com/2019/01/07/temi-robot-amazon-alexa-echo-show/