Jogos Escolares Eletrônicos

Por Pedro Henrique Ferreira Zampronha – 2ºsemestre TECH

O Grupo Globo e a agência Octagon se uniram para criar um campeonato de Jogos Escolares Eletrônicos (JEE), o primeiro realizado apenas para jovens entre 15 e 17 anos de idade. O projeto reunirá competições de Pro Evolution Soccer (PES) e Just Dance durante os meses de julho a novembro. Participarão escolas de todo o país.

Tanto o cadastro de alunos e escolas quanto as competições serão realizadas no ambiente virtual. No momento da inscrição, estudantes precisam apresentar uma autorização dos pais ou responsáveis, além de um comprovante da situação escolar.

Nas duas modalidades escolhidas para o JEE, o Brasil tem campeões mundiais. No PES League, a referência é o paulista Guilherme “GuiFera”, além de outros atletas com grande visibilidade. No caso do Just Dance, o carioca Diegho San é bicampeão mundial. Ainda de acordo com o Grupo Globo, o game está sendo adotado em escolas de todo o Brasil pelos benefícios físicos.

Dinâmica das competições

Depois de se cadastrar na plataforma, o jogador seleciona a modalidade em que quer competir e o sistema encontra um oponente de acordo com a experiência de cada um, de forma a garantir a competitividade entre os jogadores. Com o decorrer das partidas, os usuários começam a disputar colocações em um ranking e quem estiver melhor posicionado avança para as etapas seguintes.

As finais nacionais de cada modalidade serão disputadas de forma presencial, quando serão reunidos todos os campeões estaduais. A cidade-sede da grande final nacional será anunciada em breve, de acordo com o Grupo Globo.