Futura tecnologia permitirá o download de informações “ao estilo Matrix”

Por Diego Wonner – aluno Tech do 2o semestre

Imagine uma tecnologia que forneça acesso instantâneo ao conhecimento e a inteligência artificial do mundo, simplesmente pensando em um tópico ou questão específica. Pesquisadores da UC Berkeley e do Instituto de Manufatura Molecular dos Estados Unidos prevê que o progresso exponencial em nanotecnologia, nanomedicina, inteligência artificial e computação levará este século ao desenvolvimento de uma “interface cérebro / nuvem humana.

Segundo o Dr.Nuno Martins,um sistema humano B / CI mediado por nanorobótica neural poderia capacitar os indivíduos com acesso instantâneo a todo o conhecimento humano cumulativo disponível na nuvem, enquanto melhorava significativamente as capacidades de aprendizagem humana e inteligência.

Aí vem a pergunta: Como podemos nos conectar?

Bem, de acordo com as estimativas do grupo (responsável pelo projeto), mesmo os supercomputadores existentes têm velocidades de processamento capazes de manipular os volumes necessários de dados neurais para B / CI – e estão ficando mais rápidos.

Em vez disso, a transferência de dados neurais para supercomputadores na nuvem provavelmente será o maior desafio no desenvolvimento de B / CI.Uma solução proposta pelos autores é o uso de ‘nanopartículas magnetoelétricas’ para efetivamente ampliar a comunicação entre os neurônios e a nuvem.

Essa nova tecnologia pode ajudar (ou até mesmo prejudicar) a sociedade com esse novo uso de nanotecnologia, mas seria um grande avanço em parte de aprofundamento tecnológico e de testar novos modos de avançar a tecnologia.