As diversas utilizações de drones

Por Gabriel Couto – aluno Tech 2o semestre.

O fato ocorreu nos Estados Unidos, o rim foi coletado na região oeste de Baltimore, acomodado em uma caixa refrigerada especial, e transportado para o Centro Médico da Universidade de Maryland. São cerca de 40km entre as localidades, que logo em seguida foi transplantado em uma mulher de 44 anos, que dependia de sessões de hemodiálise há 8 anos.

O equipamento utilizado para o transporte foi desenvolvido especialmente para esse fim, com monitoramento das condições do órgão e de todo o drone, incluindo altitude, vibração, temperatura e localização. Essas ferramentas foram necessárias para que os sistemas de backup pudessem funcionar de forma eficiente, caso algum motor parasse ou outro problema mecânico acontecesse.

O projeto do drone é liderado por um dos cirurgiões que realizaram o transplante, Joseph Scalea, que espera aumentar o número de procedimentos do tipo com a nova solução. Em declaração ao CNET ele disse que “o transporte de órgãos é uma combinação complicada de correios e caros voos fretados, que na minha opinião poderiam ser evitados”.

Drones para programa de vigilância

No brasil, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou na sexta-feira, 12 de abril, a implantação de um programa de vigilância da Polícia Militar por meio de drones.

Vão ser comprados 208 drones para o programa, em um investimento estimado em mais de 6,3 milhões de reais. “O custo operacional é 140 vezes menor do que de um helicóptero e a funcionalidade e eficiência chega a ser superior, dado ao fato de que o drone pode fazer voos em baixa altitude”, disse Doria em comunicado à imprensa.

Entrega de medicamentos em ilha de difícil acesso

Em Vanuatu, um estado soberano insular da Melanésia, que ocupa o arquipélago das Novas Hébridas, localizada no Pacífico Sul, um bebê com um mês de vida tornou-se em 20 de dezembro de 2018, a primeira pessoa no mundo a receber uma vacina entregue por um drone.

Dispositivo viajou quase 40 quilômetros em terreno montanhoso para chegar à comunidade.

“É extremamente difícil transportar caixas de gelo para manter as vacinas refrigeradas enquanto atravessamos rios, montanhas, através da chuva, através de elevações rochosas. Eu tenho usado barcos, que muitas vezes são cancelados devido ao mau tempo”, disse Miriam Nampil, a enfermeira responsável pelas vacinas. E completou “Como a jornada costuma ser longa e difícil, só posso ir lá uma vez por mês para vacinar crianças. Mas agora, com esses drones, podemos esperar alcançar muito mais crianças nas áreas mais remotas da ilha”,

Links de referencia 

https://www.cnet.com/news/latest-drone-duty-delivering-a-life-saving-kidney-for-implant/

https://exame.abril.com.br/brasil/governo-de-sp-vai-comprar-mais-de-200-drones-para-programa-de-vigilancia/

https://exame.abril.com.br/ciencia/bebe-em-ilha-remota-recebe-primeira-vacina-entregue-por-drone/