Amazon apresenta novo modelo de drone para serviço de delivery

Por Guilherme Silva – aluno de Tech do 2o semestre.

Na última quinta-feira, 05 de junho, a Amazon atualizou o mercado com o a última versão do seu drone. A empresa tem a expectativa de lançar um sistema de entregas dentro do site com essa tecnologia nos próximos meses. Os drones vem equipados com uma grande quantidade de sensores que, com a ajuda de Machine Learning, auxiliam o equipamento a se locomover e desviar de obstáculos com facilidade. Além disso, foi construída uma carcaça para proteger as hélices para evitar possíveis acidentes.

Agora a Amazon aguarda a liberação da FAA (Federal Aviation Administration), para autorizar o uso da aeronave para realizar as atividades de entrega, algo esperado pela empresa já que todas as partes utilizadas pela companhia na construção do drone, são verificadas pelo departamento.

Enquanto a parte estrutural está encaminhada, a Amazon ainda precisa lidar com as regulamentações impostas pela FFA para colocar em práticas as atividades. Um ponto que pode prejudicar o lançamento do serviço são as regras gerais impostas pelo departamento, como a proibição de realizar voos sobre pessoas, algo praticamente impossível de ser evitado quando pensamos em grandes cidades. 

A ideia de delivery com uso de drones é um grande avanço quando pensamos na agilidade de entrega, porém, as regulamentações existentes e até mesmo a segurança podem se tornar uma barreira para o sucesso desse tipo de serviço.