Smartphones Dobráveis – Continuação

Por Samuel K. Galhanone – uno Tech do 2o semestre

O dia 25 de abril de 2019 era o dia determinado para o lançamento oficial, em lojas, do Samsung Galaxy Fold, o smartphone dobrável da Samsung. Porém, essa data foi adiada até “pelo menos o próximo mês”, segundo a própria empresa, por conta de problemas com a tela. Alguns youtubers e reviewers de smartphones e produtos de tecnologia tiveram em mãos o tão esperado Galaxy Fold. 

Mas qual foi, afinal, o problema com a tela do aparelho? As fontes que relataram os defeitos contam um pouco da experiência ruim com a tela do celular. Steve Kovach da CNBC (Consumer News and Business Channel), Mark Gurman do Bloomberg e o youtuber Marques Brownlee do canal MKBHD tiveram suas telas arruinadas nos primeiros dias de uso do smartphone. Isso por conta do fato de o celular vir com uma película aparentemente essencial para a tela do celular, que não pode em hipótese alguma ser removida. No caso de Marques Brownlee, a película foi removida, pelo óbvio motivo de se parecer somente uma película dispensável, e pela falta de aviso na caixa do produto (ou em qualquer outro lugar) a respeito disso. 

Des Smith, da T-Mobile, afirma que o aviso vem no plástico que envolve o celular antes do unboxing. Apesar disso, algumas pessoas alegaram que não viram anúncio algum. A segunda questão, que afetou Steve Kovach e Mark Gurman (que por sinal também retirou a película) girou em torno de detritos que entraram embaixo ou se soltaram da tela do celular e acabaram por prejudicar o uso e, com o tempo (pouco tempo, diga-se de passagem), detonaram a tela do Galaxy Fold.

Visto que a tela do novo celular apresentava tantos problemas, a Samsung resolveu adiar o lançamento dele nas lojas. Segundo Koh Dong-Jin, CEO da Samsung, o problema nas telas foi causado por substâncias que entraram em contato com elas, mas ainda não se obteve uma conclusão final sobre o assunto. Apesar do “delay” no lançamento, a empresa coreana disse que o lançamento não deve atrasar muito. Rumores indicam que o smartphone chega às prateleiras em junho, mas isso ainda não foi confirmado.

Dentre as melhorias que irão fazer no celular está, melhorar a durabilidade das áreas expostas da dobradiça e reduzir o espaço entre as molduras do display e sua camada protetora. Provavelmente o Galaxy Fold será realmente lançado depois de melhorarem essas questões.