Meetup GUOB na ESPM

Por Sandra Puga.

O GUOB, Grupo de Usuários Oracle Brasil, realizou seu 1º. Meetup e o tema foi o Mercado de Trabalho para DBAs Oracle – Cloud e Autonomous Database.

O evento, realizado no último dia 25 de abril no auditório TECH da ESPM, contou com a presença de estudantes do curso Tech ESPM e profissionais da área interessados em discutir o futuro do DBA.

Os palestrantes Ricardo Portilho (Nervi Informática), Marcus Vinicius (Accenture Technology) e Murilo Nascimento (Oracle) apresentaram suas opiniões com base em suas experiências e em fatos históricos que vem marcando as transformações nas relações de trabalho.

Portilho fez um resgate histórico do uso das tecnologias e lembrou que à medida que novas tecnologias surgem, surgem também novas oportunidades de trabalho os profissionais impactados vão se adaptando, como podemos ver no conteúdo compartilhado por ele anexo a esse post.

Marcus Vinicius relatou seu percurso profissional e destacou a importância do autodesenvolvimento e aprimoramento continuo a fim de manter-se atualizado e competitivo diante das inovações que surgem constantemente.

Murilo destacou que um fator que pode ser considerado como uma ameaça para o trabalho dos DBAs é o mau uso das tecnologias disponíveis, e destacou as ações da Oracle para auxiliar os desenvolvedores no conhecimento e uso da tecnologia.

No segundo semestre de 2019, teremos o evento GUOB Tech Day. Assim que tivermos mais informações, postaremos no PowerLab. Aguardem.

A Profa. Sandra Puga é membro do conselho do GUOB.